Na segunda-feira, 4 de dezembro de 1939, o sacerdote holandês Damião Kleverkamp (ss.cc.) chega em Vila Prudente, com a missão de instalar a primeira paróquia da região. Aos 41 anos de idade, esbanjando energia, com uma visão social e profunda vocação religiosa, ele iria escrever um capítulo singular e maiúsculo na história de Vila Prudente. No Brasil desde 1925, ele carregava entre seus companheiros de congregação a fama de tocador de obras.

Padre Damião entra em contato com a população e nota que os operários da região não tinham assistência médica e dentária, assim como poucas escolas para estudar. Solucionar ou abrandar o problema passa a ser uma obsessão para o sacerdote. E assim o fez.

Em 2 de junho de 1940, na casa paroquial, ele funda o Círculo Operário de Vila Prudente. No dia subsequente à fundação, o Círculo colocava seu consultório médico em funcionamento. Com procura surpreendente pelos serviços médicos e dentários, torna-se imperativo ampliar os espaços e padre Damião compra um sobrado em outubro de 1940. Menos de um anos depois, a sede muda-se para a rua Capitão Pacheco e Chaves.

O trabalho do Círculo em prol do operário e as características extraordinárias de padre Damião criam fama na cidade e conseguem verbas do governo do Estado que possibilitam ampliação de seus serviços comunitários.

O Círculo Operário de Vila Prudente, hoje Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, tornou-se a mais importante entidade social da comunidade. Ao longo do tempo, ampliou e atualizou seus serviços, procurando atender as expectativas da comunidade, dos seus associados, alunos e beneficiários, sempre com alto padrão de qualidade. Nesta linha de trabalho, o Círculo foi laureado com os mais altos prêmios em diversas categorias.

Hoje, sua assistência médica, o Círculo Saúde, conta com aproximadamente dois mil associados. Oferece, por um custo acessível, consultas em 22 especialidades e exames dentro e fora da sede, além de distribuição gratuita anual de mais de 100 mil medicamentos.

Assim, o Círculo não apenas dá continuidade à missão de seu fundador, como faz dela sua bandeira.