Vacinação contra COVID-19 Perguntas e Respostas

Você está visualizando atualmente Vacinação contra COVID-19    Perguntas e Respostas

Dr Leonardo José Vaz

1) Quais são as vacinas contra a Covid-19 disponíveis no Brasil?
Temos duas vacinas aprovadas pela Anvisa para uso emergencial. São elas: a vacina CoronaVac (em parceria com o Instituto Butantan) e a vacina de Oxford (em parceria com a FioCruz).

2) Estas vacinas agem da mesma forma em nosso corpo?
Não. Cada vacina utiliza uma tecnologia específica. A vacina CoronaVac usa o vírus inativado, isto é, se utiliza o vírus morto ou parte dele para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus Sars-Cov-2 (nome científico do cononavírus). Já a vacina de Oxford usa o vetor viral, ou seja, um vírus que não causa doença em humanos carrega junto com ele o material genético de uma proteína do Sars-Cov-2 que, quando em nosso organismo, estimulará o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus. Embora utilizem tecnologias diferentes, ambas as vacinas são seguras e eficazes.

3) Qual é a eficácia de cada vacina?
A vacina CoronaVac tem eficácia de 50,38% e a de Oxford 70,4%. Isso não significa que uma seja melhor do que a outra, visto que ambas têm a mesma capacidade de estimular a produção de anticorpos. Lembre-se que é isso que importa: organismo repleto de anticorpos contra o coronavírus.

4) Há algum efeito colateral dessas vacinas?
Algumas pessoas podem apresentar dor ou inchaço na região da aplicação da vacina, com melhora após 3 a 4 dias. Outros efeitos adversos possíveis são: dor de cabeça, febre e fadiga. A ocorrência de anafilaxia é muito rara.

5) Há risco de contaminação pelo coronavírus após receber a vacina?
Sim. O corpo demora até duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus para produzir a quantidade necessária de anticorpos para se proteger. Assim, as medidas sanitárias (isolamento social, uso de máscaras e álcool em gel) continuam sendo fundamentais na redução de risco de transmissão e infecção pela Covid-19.
Faça seu pré-cadastro no site “Vacina Já” para agilizar seu atendimento quando for receber a vacina – www.vacinaja.sp.gov.br.

Acompanhe o calendário vacinal juntos aos órgãos oficiais (site do ministério da saúde e da secretaria estadual da saúde).